Produção agrícola cai na região de Ribeirão Preto

Cana e soja estão entre as culturas que perderam espaço no campo.
As principais culturas agrícolas da microrregião de Ribeirão Preto perderam espaço na última safra e essa redução deve continuar, segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA).
O estudo “Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas”, que acompanha a evolução da produção rural nos Escritórios de Desenvolvimento Agrícola de todo o Estado de São Paulo, mostra que, em Ribeirão e em 15 municípios vizinhos, a cana-de-açúcar ocupava 362.686 hectares (ha) na safra anterior, na atual, a área caiu para 362.531. Já a produção caiu 3%, de 28 milhões de toneladas, para 27,3 milhões.
Estimativa 
Ainda segundo o levantamento do instituto, a soja, outra importante cultura na região, também deverá perder área para a safra 2014/2015, na comparação com a de 2013/2014.
A redução será de 17%, de 8,5 mil hectares, para 7,1 mil. Já a área para a produção de arroz deve cair 46%. A área para a produção de café se manteve estável.
Entre as causas para essa diminuição, ainda segundo o estudo, está o desenvolvimento urbano, com o lançamento de novos empreendimentos em áreas mais afastadas (A Cidade, 9/12/14)