Lavagem Química Usina Termoelétrica de São Borja

A Usitec Química executou mais um procedimento de lavagem química em caldeira nova, desta vez, na Usina Termoelétrica de São Borja, no município de mesmo nome, na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
Conhecida como a “Cidade dos Presidentes”, onde nasceram os ex- presidentes Getúlio Dorneles Vargas e João Belchior Marques Goulart, São Borja recebe seu primeiro grande investimento industrial através da MPC Münchmeyer Petersen Real Estate Consulting GnbH da Alemanha, empresa que prioriza investimentos em geração de energia elétrica através da queima de biomassa.

Com um gerador de vapor (caldeira) de última geração, produzido pela Equipalcool Sistemas de Sertãozinho, a UTE gerará energia elétrica equivalente ao consumo de uma cidade de 80 mil habitantes, através da queima da casca de arroz, produto abundante, já que a região de São Borja é a maior produtora de arroz do Brasil.
A execução total do projeto está a cargo da multinacional Areva Koblitz e a operação da companhia francesa Dalkia.

SOLUÇÃO ECOLÓGICA

A queima da casca de arroz ameniza um dos maiores problemas ambientais da região que é o destino deste sub-produto. O resíduo desta queima é uma cinza silicosa, que poderá ter várias aplicações industriais, que vão desde aditivo para indústrias de cimento, cerâmica e borracha até como fonte de silício para uso industrial.

LAVAGEM QUÍMICA

O procedimento denominado “Lavagem Química Polialcalina de Balão Aberto” foi desenvolvido pelo departamento técnico da Usitec Química, a partir do aumento significativo da introdução de caldeiras de alta pressão, usadas para cogeração de energia elétrica em Usinas de Açucar e Alcool e Usinas Termoelétricas (UTEs) autônomas, que utilizam a biomassa como combustível.
Baseado em operações técnicas simples e rígido controle analítico, este procedimento visa uma limpeza altamente eficiente, utiliza menos combustível, menos água (o que gera menos efluentes) e total proteção aos super-aquecedores e linhas de vapor.

LAVAGEM QUÍMICA UTE SÃO BORJA

Contratada pela Equipalcool Sistemas, tradicional fabricante de caldeiras de Sertãozinho-SP, a Usitec Química executou, sem qualquer intercorrências, a lavagem química da caldeira de 55 t de vapor por hora e pressão de trabalho de 42 Kg/cm2 no período de 10/01 a 15/01.
Estiveram presentes pela Usitec Química o Coordenador do Departamento Técnico e Desenvolvimento Antonio Ricardo Bisson e o Técnico de campo Silmário M. Jardim e pela Equipalcool Sistemas, coordenando os procedimentos, Alexandre Silva.